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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

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by Cláudia Gusmão

Porque não resultam as dietas?

São muitas as pessoas que fazem dietas sem efeito a longo prazo, ou até mesmo causadoras de um ganho de peso adicional. A pessoa sofre para ficar com mais saúde? Deve existir aqui algo de estranho!

Vamos esclarecer este mistério neste artigo e as suas principais causas, para que consigas alimentar melhor o teu corpo e a tua mente sem prejudicares o teu organismo.

Se as dietas que experimentaste não resultaram, então já chega de experiências! Sem haver uma alteração do estilo de vida bem sucedida, a dieta dificilmente terá efeito a longo prazo. No entanto obter a motivação suficiente para alterares o teu estilo de vida de uma forma eficaz é o segredo de um emagrecimento saudável e permanente.

A maioria das dietas têm como base a restrição de alimentos ou mesmo de um grupo específico de alimentos, como por exemplo a restrição daqueles ricos em hidratos de carbono (arroz, massa, pão, cereais, leguminosas e até fruta). Estas medidas levam à excessiva ingestão de alimentos ricos noutros nutrientes, como proteínas ou gorduras e à deficiência de outros nutrientes deveras essenciais ao funcionamento do organismo, como vitaminas e sais minerais. As dietas tradicionais são chatas e monótonas, conseguem proporcionar uma perda de peso rápida, mas de uma forma perigosa para o organismo. A longo prazo é evidente o ganho de peso que tinha sido perdido, mas na forma de gordura, não sendo benéfico para a saúde.

Pegando no mesmo exemplo, as dietas que restringem os hidratos de carbono pecam a nível nutricional, porque precisamos de hidratos de carbono (HC) complexos (cereais integrais, massa, arroz, etc) para pensar, para ter energia e para ter uma atitude positiva, uma vez que a falta destes alimentos é responsável pela diminuição de humor no decorrer da dieta. A ausência de HC complexos reduz muito a ingestão de fibra alimentar, essencial para o funcionamento intestinal, sem ela corre-se o risco de aparecer a obstipação, dores abdominais, cansaço, irritabilidade e até dores de cabeça e depressão.

Os alimentos ricos em hidratos de carbono são responsáveis por fornecer energia ao organismo e, na falta destes, o corpo fica obrigado a degradar o seu próprio músculo para obter energia essencial às suas funções.

Quando fazes uma dieta deveras exagerada, o organismo “pensa” que vai passar fome, logo passa a ficar poupadinho e gasta menos energia. Quando passas a fazer a tua alimentação normal, o que ingerires vai ser armazenado na forma de gordura e mais dificilmente conseguirás perder peso.

O plano alimentar deve consistir numa mudança de estilo de vida dentro da possibilidade de cada pessoa, para que existam resultados a longo prazo é necessário uma alimentação rica em bons alimentos onde a variedade dita o segredo, não tens necessariamente de comer pouco, tens sim de comer bem.

Por outro lado, temos as dietas que destinam um alimento para cada dia, mas o nosso organismo é uma máquina que junta os nutrientes de vários alimentos com a finalidade de criar células e compostos essenciais, para que consigamos viver, no entanto é necessário que esses nutrientes sejam fornecidos ao mesmo tempo. Estas dietas não possibilitam a reposição de células e compostos essenciais ao seu funcionamento, sendo por isso muito prejudiciais.

O nosso organismo gasta energia, no entanto o tecido que gasta mais energia para se manter é o tecido muscular, logo deverás praticar actividade física de forma controlada e regular para obteres este aumento de gasto energético.

Não agridas mais o teu corpo, tenta ditar a paz para sempre, muda o teu estilo de vida!

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