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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Como manter a boa forma durante as aulas/trabalho


Começado o ano lectivo (ou um novo ano de trabalho), muitas são as pessoas que deixam de praticar exercício ou desleixam uma alimentação saudável, tudo porque deixam de ter tempo para planear tudo ou porque no meio de tanto trabalho ficam sem vontade. Até ao Secundário temos as aulas de Ed.Física, o que sempre é uma ajuda, mas praticar exercício regularmente é muito importante e muitos estudantes Universitários, por exemplo, deixam de o fazer assim que entram neste grau de ensino.

O post de hoje é para dar algumas dicas práticas e económicas de manter a boa forma durante todo o ano, incluindo nas alturas de mais trabalho e mais stress. Se não estás em boa forma mas queres ficar, estas dicas também te podem certamente ajudar!

1) Mantém-te activa. Usar as escadas em vez do elevador, ir a pé em vez de transportes (se for relativamente perto ou estacionar mais longe se necessário), fazer caminhadas com amigas, ir ao supermercado a pé, passear os animais, enfim, são tudo formas de te manteres activa. Sem dares conta vais gastar mais calorias.

2) Controla a alimentação. Quando estamos sem muito tempo livre é fácil pegarmos na primeira coisa que nos vem à mão para comer, ou é fácil ir ao bar da escola buscar algo rápido e doce, mas que acaba por não ser o melhor para nós. O ideal é aderir à moda da lancheira (honestamente, bem que já faziam umas lancheiras fofas para adultos não?:D) e levar de casa aquilo que tencionamos comer durante o dia, dessa forma iremos poupar dinheiro e também controlar melhor o que comemos. Eu irei fazer um post mais aprofundado sobre este tema :)

3) Bebe muita água. Beber água é muito importante, como todas sabemos. É bom para a pele, para o cabelo, purifica o organismo, mantém-nos hidratadas, mantém o cérebro a funcionar e reduz o apetite. Sem dúvida que é essencial no dia-a-dia. E não precisas de estar sempre a comprar garrafas de água, leva uma Onya (aqui) contigo, vai ser a tua melhor amiga :)

4) Pratica exercício regularmente. Mesmo que tenhas o tempo muito reduzido, certamente que arranjas uns 10 minutos por dia para exercitares o corpo e fazeres com que ele fique mais flexível e tonificado. Depois, ao fim-de-semana ou quando tiveres mais tempo, opta por uma sessão mais prolongada. Não acreditas que em 10 minutos podes fazer uma rotina de exercícios? Deixo-te aqui umas sugestões da PT Amanda Russell:






5) Faz pausas a meio do estudo/trabalho. Quando estiveres a estudar/trabalhar, em vez de estares sempre sentada e dobrada, de hora a hora faz uma pausa de 5 minutinhos e aproveita para andar e esticar as pernas (mesmo que andes à volta e não saias do mesmo sítio). Isso irá ajudar na circulação sanguínea e, claro, são mais umas caloriazinhas.

6) Aponta tudo o que comes e o exercício que fazes. Ter um bloquinho de notas onde apontas tudo (tem de ser mesmo tudo) o que comes e os exercícios que fizeste durante o dia irá ajudar-te a ter uma melhor noção daquilo que tens feito. Por vezes comemos coisas por impulso que depois não nos lembramos ou não contabilizamos para a dieta (e depois não sabemos porque é que não perdemos peso), se anotares tudo terás sempre em mente aquilo que realmente tens feito.


E pronto, estas são umas dicas fáceis, práticas e acessíveis para manter a boa forma em todas as idades! Costumam introduzir estas ideias na vossa rotina? Querem partilhar mais algumas ideias?

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