Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Olá meus amores :) Desde que fiz este post que tenho recebido imensos pedidos para fazer posts sobre o meu cabelo, como ter um cabelo comprido, saudável, que produtos uso, etc. Como sabem ao longo de todo o blog sempre fiz imensos posts sobre como tratar do cabelo e da pele, porque para mim uma boa base de partida é o mais importante, mas nem sempre as pessoas acreditaram que isso fosse realmente o que fazia. Por isso tinha pensado fazer este post em video. No entanto, devido à fraca qualidade de som que ainda tenho, e ao facto de este post se tornar um vídeo para aí com meia hora, decidi fazer em texto com fotografias :) Vou falar não só de produtos, mas também de alguns truques muito importantes. Curiosas? Então continuem a ler :) Nota: nas fotos estou com o cabelo seco ao natural, nem sequer usei secador, para que possam ter uma ideia mais real de como é o meu cabelo. Antes que perguntem (quando publico fotos minhas há sempre este género de perguntas) a túnica rosa é da Westrags e a pulseira é uma Pandora que fui enchendo com peças (como todas as Pandoras xD).

1. Cortar

Cortar o cabelo é aquilo que quase todas as raparigas odeiam, e muitas passam, inclusivamente, anos sem cortar o cabelo. Eu corto o meu cabelo uma vez por ano, no final do Verão, em Setembro, para me livrar daquelas pontas que, inevitavelmente, e por mais cuidados que se tenha acabam por se estragar no Verão e ficar demasiado finas (e porque se nunca cortasse o cabelo provavelmente entraria no Guiness). No entanto, para se começar um regime de crescimento de cabelo saudável é preciso que ele esteja, claro está, saudável, sem pontas espigadas, secas ou estragadas, porque assim nunca irás conseguir criar uma base consistente, por isso antes de começares qualquer tratamento ou decidires deixar o teu cabelo crescer, livra-te das pontas estragadas. Apesar de o meu cabelo estar longo, ele está muito saudável, não tem pontas espigadas nem estragadas porque, claro está, começo sempre com uma base saudável.

2. Alimentação

Apesar de parecer ridículo, a verdade é que a alimentação é o ponto de partida para um cabelo e pele saudáveis. Comer demasiado fast food, demasiados hidratos de carbono simples, demasiadas gorduras e ingerir pouca água são os pontos principais para um cabelo quebradiço, sem brilho e seco. Ingere pelo menos 1 litro de água por dia (1,5l seria o ideal) e tem uma alimentação variada, cuidada e equilibrada. Na foto, por exemplo, estou a comer uma tortilha de milho, da Bicentury (encontram no continente na parte dos produtos dietéticos), que são um óptimo substituto para as batatas fritas porque cada uma tem apenas 4kcal, só 0,02g de gordura e 0,01g de açúcar :) - Post sobre alimentação para breve!

3. Lavar

Nas fotos podem ver os meus 3 champôs favoritos - sim são 3, já explico :) O Bain Divalent da Kérastase é o meu favorito, porque hidrata o cabelo sem deixar a raíz oleosa, uma vez que ele é indicado para cabelos com raízes oleosas e pontas sensibilizadas. Para ter um cabelo comprido e saudável é importante não usar champôs muito agressivos, pois eles secam os comprimentos em demasia. A razão pela qual na foto estão dois champôs da Kérastase é porque eles estão "sempre" a mudar as embalagens, por isso não sei qual irão encontrar agora :) Outro dos meus favoritos - especialmente naquelas alturas em que o meu cabelo é mais agredido - é o champô para cabelos longos com extracto de linho e amêndoas doces da Le Petit Marseillais, ele deixa o cabelo super macio sem ficar demasido pesado (e por isso oleoso) nas raízes. Por último, gosto muito do Liss Extrême da L'Oréal Professionnel porque ajuda a evitar que o cabelo fique frizado, para além de que ajuda a alisar o cabelo com mais facilidade. Na minha opinião a L'Oréal Professionnel é a gama de "gabarito" com os preços mais acessíveis face a bons resultados, por exemplo eu pago cerca de 14/15€ pelo champô Liss Extrême de 500ml, enquanto que pago 16€ pelo Divalent de 250ml. É importante referir que se deve lavar o cabelo com água morna (nunca demasido quente, pois abre as escamas e os poros) e nunca mais do que dia sim dia não. Quem tem cabelo muito oleoso pode investir num Dry Shampoo - que farei um review em breve - ou optar por fazer alguns apanhados, mas lavar o cabelo todos os dias não é de todo nada saudável. Também devem ser feitas duas aplicações de champô: a primeira para remover a oleosidade e as impurezas e a segunda para realmente purificar o cabelo.

4. Hidratar - Condicionadores

O condicionador é um dos nossos melhores amigos no que concerne à hidratação do cabelo. É essencial hidratar o cabelo e se querem que vos diga eu não acredito nada naqueles 2 em 1, para mim são apenas champôs que deixam o cabelo mais oleoso, mas não hidratado. Antes de aplicar o condicionador é importante escorrer toda a água do cabelo (podem até passar a toalha se quiserem) pois caso contrário a água vai absorver quase todo o produto que vocês estão a aplicar, quando deve ser o cabelo a absorvê-lo. Ainda que não seja necessário deixar actuar o condicionador, eu gosto sempre de o deixar durante cerca de 1 minuto (e tenho visto imensos resultados desde que comecei a fazer isto) - e entretanto vou fazendo outras coisas, como aplicar o gel de duche por exemplo. Tenho 4 condicionadores preferidos, apesar de um não estar na imagem porque acabou entretanto. Gosto muito do BC Smooth Control da Schwarzkopf porque não só hidrata o cabelo como ajuda a que ele não fique frizado nem crespo com tanta facilidade. Gosto também do condicionador para cabelos longos da Le Petit Marseillais, que uso sempre em conjunto com o champô, para aumentar as suas potencialidades. Quem tem o cabelo muito muito seco pode optar por investir numa máscara de uso diário, como o Ciment Anti-Usure da Kérastase que mostro na imagem, outra boa opção é o Bálsamo com Óleo de Vison da Klorane (que é o que a minha mãe usa), pois eles proporcionam tanta hidratação como uma máscara mas têm uma fórmula mais leve (como sabem as máscaras só devem ser usadas uma vez por semana). O meu outro favorito que não está na foto porque acabou é o Absolut Repair da L'Oréal Professionnel, que dá uma hidratação fantástica ao cabelo (já para não falar do cheirinho).

5. Hidratar - Máscaras

As máscaras são um complemento essencial para usar com regularidade. Tal como a nossa pele precisa de uma máscara que a equilibre e hidrate, também o nosso cabelo precisa de uma que corresponda às suas maiores necessidades. Eu uso máscara de duas em duas lavagens, ou seja, lavo duas vezes o cabelo sem usar máscara, uso na seguinte, depois volto a estar duas sem usar e por aí em diante (o que dá, digamos, uma vez por semana). Eu adoro a Hair Nutrition Mask da Sephora (devem estar cansadas que fale desta máscara, mas adoro mesmo xD) - é em tudo comparável à Absolut Repair da L'Oréal Professionnel que eu sempre adorei mas a um preço mais acessível - acompanha-me desde Junho de 2010 e já passou por imensos testes - como dias inteiros na praia - por isso recomendo sem dúvida alguma. Quem não tem problemas com pontas secas ou espigadas pode optar pela Thermal Recovery da TRESemmé que protege o cabelo das agressões externas, nomeadamente dos modeladores e produtos de styling. Para terem uma ideia, a máscara da Sephora tem 250ml e a da TRESemmé tem 500ml.

6. Séruns

Um sérum é um produto que nem toda a gente usa, mas que desde que comecei a usá-los que o meu cabelo mudou drasticamente para melhor. O primeiro sérum que usei foi o da Bed Head que vêm na foto. É o Control Freak e salvou literalmente o meu cabelo há uns anos atrás - desde aí que todos os anos compro uma embalagem e vou usando quando sinto necessidade. O meu cabelo quando comecei a entrar na puberdade mudou, e muito. Eu sempre tive o cabelo escorrido, pouco ou nada precisava de fazer. No entanto na altura da menarca começou a ficar crespo, cheio de volume, sem brilho - enfim era o fim do mundo. A cabeleireira recomendou a minha mãe a comprar-me este sérum e digo-vos que foi a cura que o cabelo precisava. Voltou ao seu "estado" normal - liso mas agora com uns jeitos ao fundo (e eu gosto bastante assim). Por isso para quem tem cabelo crespo, sem vida, super seco, aconselho vivamente a experimentarem este sérum que cheira a melancia nham nham. Na foto não conseguem ver porque a embalagem está quase vazia - mas ele é verde, e vejam o que me sobra:

Pois... not funny. Mas ainda assim tenho mais dois favoritos, que são os que uso diariamente. Adoro adoro adoro o Absolut Repair da L'Oréal Professionnel (para dizer a verdade adoro toda a linha xD) que é a minha salvação para combater as pontas espigadas. Sempre que lavo o cabelo aplico assim que ele fica seco (quer seja naturalmente ou com secador) e daí que consiga manter sempre o cabelo hidratado, acho imensa piada quando me dizem "o teu cabelo cheira tão bem" - pois aqui está o culpado! Ahah. O Repara&Protege da Pantene é um sérum de consistência mais oleosa (também daí o facto de trazer menos quantidade) e na verdade dos poucos produtos que gosto da Pantene. Uso-o nos dias em que o meu cabelo está cheio de nós, seco e quebradiço. Tiro um "pump" aplico por todo o cabelo do queixo para baixo e depois penteio naturalmente, assim evito que o cabelo se parta (entre estes dois produtos, confesso, só precisaria realmente de um porque o objectivo de ambos é o mesmo).

7. Protectores de Calor

Usar um protector de calor é importante para prevenir que o secador ou os ferros modeladores deixem o cabelo queimado. Muitas vezes o uso destes aparelhos é o que provoca a quebra e enfraquecimento das fibras capilares, que acabam por ditar pontas estragadas e espigadas. Tudo isso pode ser evitado recorrendo a estes produtos. Basta escolher um, o importante é aplicá-lo antes de usar qualquer tipo de aparelho. Os meus favoritos de sempre são o Thermo Repair da L'Oréal Professionnel, que cria uma capa em volta do cabelo, deixando-o hidratado e ao mesmo tempo protegido das agressões do secador/modelador (as suas propriedades são activadas quando entra em contacto com o calor destes aparelhos) e o Protector de Calor da TRESemmé que é um spray que protege o cabelo do calor, ajuda a desembaraçar e dá brilho. Estes dois produtos são os meus favoritos porque para além de eu obter óptimos resultados com eles são práticos pois podem ser usados em todo o tipo de cabelos, para todo o tipo de penteados/resultados que se pretenda.

Depois existem ainda protectores de calor mais específicos, como os que podem ver na 2ª foto, que são também da TRESemmé, da colecção Thermal Creations. O que estes protectores fazem é, para além de proteger o cabelo, ajudam a obter o resultado que pretendem - se querem fazer caracóis usam um, se querem alisar usam outro e assim, como já disse, para além de protegerem o cabelo obtêm o penteado que pretendem com mais facilidade.

8. Fixadores

Os fixadores são uma coisa que eu detesto, digo muito sincera e honestamente. Não me venham de perto com gel, ceras e outros afins. O único fixador que uso é a laca (e mesmo assim em quantidades muito controladas). Se há coisa que danifica imenso o cabelo são os fixadores, apesar de as fórmulas hoje em dia serem cada vez melhores. Um frasco de laca a mim dura-me cerca de um ano (sem brincadeiras) porque eu só a uso quando faço um penteado mais elaborado, quando faço caracóis ou algo que precise mesmo de ser fixado devido à natureza do meu cabelo. Actualmente estou a usar a Nivea Diamond Gloss, que dá brilho ao cabelo, quando esta acabar logo veremos qual vou comprar a seguir :)

9. Pentear

Para pentear o cabelo eu uso um pente de dentes largos e uma escova redonda, que tem cerdas a toda a volta. Eu não sei a marca porque entretanto com tanto uso já não dá para ler, mas ambos foram comprados na RRCenter há uns anos, procurem por lá, talvez encontrem. Uso o pente de dentes largos durante o duche, quando ainda tenho condicionador ou máscara, para desembaraçar os fios sem os partir (o cabelo molhado fica super sensível por isso tirem os nós sempre quando tiverem condicionador ou máscara. Depois quando seco o cabelo com a toalha (com pequenos apertões, nada de esfregar) desembaraço com os dedos (já pouco há para desembaraçar). Para secar ou pentear o cabelo seco uso então a escova :) Por ser redonda e ter cerdas de ambos os lados, torna mais fácil desembaraçar e secar o cabelo. Comecem a escovar o cabelo pelas pontas e vão subindo até às raízes até que consigam tirar todos os nós, e por favor cuidado com os puxões. Se quiserem ver como aliso o cabelo cliquem aqui. Se quiserem ver como encaracolo o cabelo cliquem aqui :) Prometo tentar fazer um vídeo com penteados (tranças, buns, enfim) para breve, vamos lá ver :)

10. Notas finais

Agora que já devem estar fartas de ver as caras parvas que faço para as fotografias (sou sempre assim, há coisas que não têm cura) e mais de duas horas e meia depois de ter começado a escrever este post, vamos às notas finais. Como viram eu mostrei uma grande quantidade de produtos, de diferentes preços e para diferentes problemas. Não quero que pensem que precisam de ter tudo isto. O que precisam de ter é: um champô, um condicionador, uma máscara, um sérum e um protector de calor, para além de uma escova e um pente claro está (o fixador depende do gosto pessoal). Escolham aqueles que gostarem mais, que podem comprar ou que costumam usar, o importante é que sintam que o vosso cabelo está saudável. Eu mostrei várias opções para cada categoria, mas como já disse, vocês apenas precisam de um de cada. Devem olhar para o vosso cabelo como um investimento a curto e longo prazo - ele precisa de ser mimado para ser bonito, forte e saudável. Todos estes passos acabam por se inserir naturalmente na nossa rotina e deixem-me que vos diga a minha opinião: muitas vezes gastamos imenso dinheiro em roupa e acessórios sem pensarmos se o nosso cabelo, a nossa pele e o nosso corpo estão em harmonia. Como diz a Maria Guedes, e eu concordo completamente, "Roupas fantásticas não fazem milagres numa base (corpo, pele e cabelo) mal cuidada, mas roupas simples ficam fantásticas numa base protegida e cuidada". Por isso invistam algum do vosso tempo e dinheiro em cuidar de vós próprias, tenho a certeza que irão obter uma grande recompensa :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



176 comentários

Sem imagem de perfil

De Bia Filipa a 19.02.2011 às 17:26


Achei que o post estáá lindooo !! (: obrigada ! ;D
Imagem de perfil

De maary a 19.02.2011 às 17:44

Post fantastico!!!
Parabens!
Sem imagem de perfil

De sara patrícia a 19.02.2011 às 18:05

bastante completo. gostei muito :)

beijinhoo
Sem imagem de perfil

De Ana a 19.02.2011 às 18:10

Olá Cláudia.

Onde posso comprar os produtos da L'Oréal Professionnel??
E o Bed Head?

Obrigada. 
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.02.2011 às 18:19

Olá Ana. Os da Bed Head encontras nas lojas RRCenter, os da L'Oréal na maioria dos cabeleireiros e Hair Shops. beijo
Sem imagem de perfil

De Ana a 19.02.2011 às 18:12

Olá!!

Que exercícios posso fazer em casa ou na rua (sem recorrer a ginásios) que ajudem a eliminar a barriguita a mais, para ter uma barriga lisa para o verão?
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.02.2011 às 18:18

Olá Ana. Aqui fica o post que fiz sobre isso: http://modaebeleza.blogs.sapo.pt/302384.html
beijinho
Sem imagem de perfil

De Manuela a 19.02.2011 às 18:16

Adorei o post..estava mesmo a precisar de umas dicas para produtos para o cabelo. Tenho o cabelo muito seco e agora já sei como tratá-lo melhor.

:)
Sem imagem de perfil

De Beatriz a 19.02.2011 às 19:07

Não podia concordar mais com as notas finais, muito bem dito! :)
beijinho
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.02.2011 às 20:02

Fico contente :) beijinho
Sem imagem de perfil

De catia magalhaes a 19.02.2011 às 19:11

Olá :)

era de um post assim que tava msm a precisar. se há coisa pela qual tenho estima é o meu cabelo. só que o meu cabelo como te disse é muito propicio a pontas espigadas e secas por mais que lhe faça. para além disso nao tem muito volume, mas agora estou a usar um champo da SYOSS (Volume lift), e estou a adorar, depois de um mes já noto resultados :b
depois aplico um condicionador (hoje comprei o que me recomendaste da gliss), a máscara é da trésemme, mas depois vou comprar a que tbm me indicaste. Quanto a serúns, comprei agora um da AVON que diz reduzir até 95% de pontas espigadas e ajuda a proteger os danos do calor dos modeladores e secadores. E tenho outro serum da avon para pontas secas (mas alterno a sua aplicação, se num dia deito um, no outro deito outro).
Antes de secar o cabelo aplico o protector de calor, e uso o mesmo que o teu da TrésEmme.
Só que às vezes sinto que por mais que lhe faça ou aplique ele parece-me seco ou espigado nas pontas. E se há coisa que detesto é pontas espigadas ;s
e eu que adoro um cabelo comprido, ach q assim nc mais vou ter o mesmo comprimento que o teu.
:(


beijinhos*
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.02.2011 às 20:01

Olá Cátia, obrigada :) É bom saber que te preocupas em cuidar do cabelo e não percas a esperança, vais ser recompensada tenho a certeza :) Há várias questões que tens de analisar:
1. Usas a água do banho muito quente? A água para lavar o cabelo não deve passar dos 25ºC (máximo)
2. Escorres bem a água do cabelo antes de aplicares o condicionador/máscara?
3. Tens muitas pontas espigadas? Se actualmente já tens pontas espigadas, o melhor é optares por cortar essas pontas, pois dificilmente voltarão ao normal e estão a estragar o resto do cabelo. Por vezes vale mais cortar agora um bocadinho e no futuro conseguir um bom resultado.
Os séruns são realmente algo muito importante para o cabelo não espigar e ficar macio. Espero que o condicionador da Gliss funcione para ti, no caso de achares que ainda não te dá a hidratação que precisas, experimenta uma máscara diária, como a que falei da Klorane por exemplo :) beijinho
Sem imagem de perfil

De cátia magalhães a 20.02.2011 às 12:56

Normalmente uso a agua morna e escorro bem o cabelo antes de aplicar qqr produto. E sim ja tenho algumas pontas espigadas :s ach q vou msm ter que cortar as pontas :S e dp esperar melhores resultados no futuro !

obrigada p tudo :)

Beijinho*
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 21.02.2011 às 00:00

Hmm pois se calhar é melhor cortares um bocadinho as pontas que estão espigadas, e assim poderás começar a obter resultados melhores :) beijinho
Sem imagem de perfil

De cátia magalhães a 19.02.2011 às 19:12


ah! e nao sabia das tortilhas de milho ... hummm !
:b

vou experimentar
és fantástica !

beijinho*
Sem imagem de perfil

De Alexandra a 19.02.2011 às 19:18

olá :)
para começar gostei muito deste post :b
e queria pedir-te uma opinião, do género, já ouvi falar de pessoas que compram coisas pela internet e que ficam muito mais baratas, do que se comprar numa loja, como por ex. all star , etc. Eu gostava de experimentar comprar, mas tenho medo não seja seguro e isso tudo. Há algum site que me recomendes ou achas que não é seguro comprar pela internet? x:
Obrigada pela ajuda :) , beijinho.
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.02.2011 às 19:56

Olá Alexandra. Eu acho que é seguro, mas os sites devem ser bem escolhidos. O site www.uggportugal.com é uma fraude, os produtos são contrafeitos e muitos acabam por ser destruídos na fronteira. No entanto indico-te dois sites onde podes fazer compras livremente e de forma completamente segura: www.asos.com e www.amazon.co.uk
beijinhos
Sem imagem de perfil

De Mónica a 20.02.2011 às 09:56


Olá :)

Em relação as compras na internet, também gostava de fazer, mas sempre tive um pouco de receio. Não sei como isso funciona e já me disseram que tinha de ter um cartão de crédito!
Será que podes dar uma ajuda? ;)

Obrigado, beijinhos
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 21.02.2011 às 00:15

Olá :) Como disse desde que os sites sejam seguros e se possa confiar não há problema. Há sites que aceitam pagamento por cartão de crédito e paypal, os portugueses alguns aceitam ainda por multibanco. Se quiseres saber informações de algum site em específico, podes perguntar :) beijo

Comentar post


Pág. 1/9



Bem-vinda(o)!

Cláudia, 23, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho, tenho novidades de Segunda a Sexta! Os pedidos das leitoras são respondidos nos comentários :)

Contacto: press@modaebeleza.com.pt


Último vídeo publicado


Mantém-te ligada(o)


Prémios



Lojas online que recomendo