Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como ser um bom aluno? 10 truques infalíveis!

por Cláudia Gusmão, em 27.01.10

  É verdade que cada um tem o seu método de estudo, que estudar vem muito da vontade própria de cada um, da educação que se tem, de como se aprendeu a estudar desde pequeno, da pressão que os pais exercem sobre os filhos, do tipo de escola que se frequenta, dos objectivos que se tem... enfim.

 No entanto, há uma coisa comum em todas as pessoas: a alegria, o orgulho e a vontade de se ser bom, de se dizer que se sabe, que se tem boas notas, de saber que podemos chegar longe. Eu desde pequena que sempre me habituei a ter hábitos de estudo, e nem sempre eles puderam ser os mesmos, pois à medida que o grau de ensino aumenta, as exigências também aumentam. Então agora na universidade, nem vos digo nada! Como compreendo o desespero de milhares de alunos espalhados pelo país inteiro, decidi fazer uma lista com pequenos truques para facilitar o estudo:

1. Não faltes às aulas! Pode não parecer mas é mesmo muito importante. Quando estás nas aulas, mesmo que não gostes do professor ou da disciplina, se tiveres vontade de aprender vais sempre absorver matéria, tirar os teus próprios apontamentos, mantendo-os organizados e assim quando fores estudar tudo será muito mais simples! Para além disso evitas chumbar por faltas ou ter problemas com os teus pais e professores.

2. Sublinha no livro. Quando os livros são pequenos (livros de ensino básico/secundário), até se pode tornar plausível em casa quando se vai estudar sublinhar aquilo que achamos mais importanto, apesar de que se o fizéssemos logo na aula poupariamos tempo. Quando se chega à universidade e se tem vários livros de quinhentas a mil e tal páginas para estudar para cada disciplina, tal torna-se impossível, e é mesmo importante que isso seja feito na aula, à medida que se acompanha a matéria.

3. Faz esquemas e resumos. O facto de escreveres a matéria por palavras tuas faz com que a aprendas mais rapidamente e que, quando a fores estudar/rever não tenhas tanta "palha" pelo meio, mas sim apenas aquilo que é essencial, que facilita em muito a aprendizagem.

4. Tira dúvidas e faz exercícios! Quando tiveres uma dúvida, não tenhas problemas em perguntar ao professor ou a um colega teu que saiba, pois só assim poderás ter pleno conhecimento da matéria... uma dúvida leva a que confundas toda a matéria. Também é importante que faças exercícios, pois só saber a matéria não chega, é preciso saber aplicá-la, pois é isso que te pedem nos testes.

5. Empenha-te e esforça-te. Nada se consegue sem trabalho, e quando se consegue algo de mão beijada não tem o mesmo sabor de quando trabalhámos para a conseguir. Quando encontrares dificuldades não desistas, lembra-te do teu objectivo e trabalha para o conseguires. Quando precisares pede ajuda, não tens de ter vergonha disso!

6. Sê responsável. O facto de teres muita liberdade, não quer dizer que tenhas de fazer tudo o que queres, de andar sempre no farrabadó e não ligar nada aos estudos. Quanto mais liberdade tiveres, mais responsabilidade tens de ter, e não te deixar seguir por caminhos menos bons. Se há pessoas que não estudam nada, que andam sempre a passear, nas noitadas, etc. se tu queres ser uma boa aluna (um bom aluno) não te podes deixar levar por isso, tens de te deixar levar, sim, pelos teus objectivos pois, embora pareça cruel, é isso que no futuro distingue as pessoas.

7. Faz um horário. Se sabes que tens muita coisa para fazer e o tempo parece que nunca chega, a melhor coisa que tens a fazer é um horário semanal com as obrigações a horas fixas: as aulas, o estudo, a hora do ginásio, as explicações, etc. Tudo o resto deve ser incluido nas horas sobrantes.

8. Tem actividades extra. Não é por só te dedicares aos estudos que vais ter boas notas. Deves ter uma ocupação extra, que ocupe entre 1 a 6 horas por semana, para te manteres saudável e libertares o stress, pois assim estarás mais disposta quando chegar a hora do estudo. O desporto é uma óptima actividade!

9. Dorme e tem uma boa alimentação. É essencial dormir pelo menos 7 horas por noite, pois o organismo precisa de repor o que se perdeu durante mais um longo dia. Caso não durmas o suficiente, no dia seguinte a tua memória e atenção estarão mais debilitadas e o teu rendimento será menor. Também é de notar como se dividem as horas de sono... é mais saudável dormir da meia noite às 7 da manhã do que das 3 da manhã às 10 da manhã (por exemplo, apesar de ser o mesmo número de horas). A alimentação também é muito importante, pois o teu organismo deve ter todos os nutrientes essenciais para que consigas ter um bom rendimento na escola. Na altura de mais stress bebe um chá quentinho antes de dormir, faz milagres :)

10. Sê feliz e tem amigos. O facto de andares triste e sozinho só faz com que a certo momento te sintas cada vez mais no fundo do poço e já não tenhas vontade e força para nada. Nem sempre estamos felizes, mas é bom ter alguém com quem falar dos teus problemas, alguém que te compreenda e apoie. Deves escolher para ter do teu lado pessoas com objectivos semelhantes aos teus, caso contrario terás muitos desentendimentos, o que acabará por te prejudicar.

 

Quando não tiveres mesmo vontade nenhuma de estudar, pensa:

* Estudo porque preciso para ser alguém;

* Estudo para me superar a mim mesmo e tentar ser o melhor;

* É bom estudar, porque estudar traz conhecimento e cultura;

* Ter conhecimento é sinónimo de tirar um curso e, por isso, ter um emprego para me sustentar;

* É bom tirar boas notas, sentir orgulho pelo nosso trabalho;

* Eu tenho um objectivo, e o mais importante é cumpri-lo, sem me desiludir a mim mesmo.

 

Porque para se ter beleza, também é preciso ser feliz :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



304 comentários

Sem imagem de perfil

De margarida a 27.01.2010 às 02:25

OLÁ  HELP PF
O teu post é muito bonito e até parece simples...para quem sempre foi boa aluna,como pelos vistos tu és ,deves ser uma daquelas meninas da pápá que tem tudo e mais alguma coisa desculpa falar axim mx é o k parece.
Eu queria pedir um conselho sobre como deixar o vicio da internet..é que eu já estudava pouco..mas agora que tenho net ilimitada não ESTUDO NADA e tou na universidade...
Queria te perguntar quantas horas está por dia na internet? estás todos os dias?
agradecia k m respondesses please
beijinhx
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 27.01.2010 às 15:22

Olá Margarida. Não compreendi o "deves ser uma daquelas meninas do papá"... quer dizer para uma pessoa ser boa aluna tem de ser menina do papá ou vice versa? Que eu saiba isso trata-se apenas de uma questão de estudar. As pessoas que são boas alunas desde pequenas significa que desde pequenas que aprenderam o que é ter objectivos e querer ser melhor. Nunca ninguém tem tudo o que quer, simplesmente tem de aprender a lutar pelas coisas que quer, que é diferente. E nisso talvez a educação tenha alguma influência. Não percebi porque é que parece ou não parece visto que não me conheces.. mas pronto. As dicas que dou não são "muito bonitas", são realidade e se as seguires podes verficar isso. O mais importante para se ser bom aluno é estabelecer prioridades, sabermos aquilo que queremos e o resto fica para segundo plano. Quando comecei o secundário vinha todos os dias à Internet para escrever no blog, mas vi que isso me prejudicava e eu própria tomei medidas. Só cá venho quando não tenho matéria acumulada para estudar e raramente vou ao MSN, só para fazer trabalhos. Quando estou de férias ou num fim-de-semana com pouca coisa para fazer então venho cá e até deixo algumas coisas em rascunho para ir publicando quando tenho menos tempo. Não há mais segredos, os segredos já os disse todos no post, depois depende da força de vontade de cada um. beijo
Sem imagem de perfil

De margarida a 27.01.2010 às 18:35

Pela maneira como falas deves de certeza ser de uma familia no minimo da classe média..tudo de marca,explicações etc
Mas lembra-te que nem toda a gente tem essa sorte..
E quando não se tem nada nem incentivos a vontade de estudar é ZERO.entendes?
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:44

Desculpa quem é que falou em roupas de marca e explicações e etc? Ninguém... Avaliar as pessoas que não conhecemos é errado. Vai às Universidades e pergunta quantos dos bons alunos que lá andam são ricos e quantos precisam de bolsa de estudo de mérito para lá estarem... Ter meios económicos ou não ter não significa que as pessoas gostem ou não de estudar. Querermos estudar e ter boas notas depende de nós próprios e não do dinheiro... Ou vestir roupa de marca também influencia se gostas de estudar ou não? Acho que não tem muita lógica... Quem não tem nada até devia ter mais vontade de estudar, para no futuro ter mais do que tem agora ;) E não é preciso ter explicadores para tirar dúvidas, a função dos professores é ensinar portanto eles também lá estão para tirar dúvidas.  beijo
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:55

Ah mas não tenciono alimentar mais discussões acerca do tópico, cada um é livre de ter a sua opinião, simplesmente não percebo a ligação entre uma coisa e outro. Peço desculpa a todas as leitoras pelo possível incómodo que isto possa causar. beijinhos
Sem imagem de perfil

De Yooooo a 28.01.2010 às 03:18

Olá Cláudia.

Tal como o exemplo que deste, não é por ser ou não "menina(o) do papá" que se tem mais ou menos vontade de estudar, nem explicações nem nada do genero.
Eu, por exemplo, sou de uma familia com poucas posses, e é isso que me dá incentivo a estudar. Quero dar uma boa vida aos meus pais, independentemende de eles me obrigarem ou não a estudar. Faço-o porque quero e porque tenho objectivos. Sou honesto, conheço a Cláudia e sei que a motivação de estudo dela é o sucesso futuro dela, é isso que a move. Isso de dizer que é mimada, "menina do papá", etc são puras especulações, afinal de contas a pessoa que a apontou como tal nem sequer a conheçe. Não estou aqui para a defender, mas sim para dar o meu ponto de vista. O que me move é o factor de querer orgulhar os meus pais, quer eles se interessem pelos meus estudos ou não. Explicações? Para que? Há professores, há colegas com melhores conhecimentos que os nossos. Temos de dar o braço a torçer e admitir que precisamos de ajuda, não a podemos "comprar" então, safamo-nos com o que temos. E falando em especial, Margarida, os meus pais mal podem pagar os meus estudos (Estou em Economia na UBI) mas fazem um esforço, para que eu tenha futuro. Temos que aproveitar e dar valor a estas coisas. Para te elucidar deixo-te este provérbio para que penses duas vezes antes de mandares tiros para o ar: "Depois da tempestade vem a bonança." Mas há que trabalhar por ela.

Já agora, sou um rapaz, mas não pude deixar de ficar solidário para com a Cláudia nisto que para mim, é um insulto ao desconhecido.

Beijinhos para a Cláudia e para a Catarina, continuem com o vosso bom trabalho e tenham em conta que há muita gente que passa aqui diariamente para ler o vosso Blog.  *

Yooooo
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 03:23

Ola :) Quero primeiro que tudo agradecer a tua opinião e o facto de defenderes a minha tese. E vendo que tu, sim, me conheces poderás falar melhor. Cada pessoa tem o seu incentivo e é isso que nos faz trabalhar todos os dias mais um bocadinho. Espero que tenhas muito sucesso no teu futuro =D beijinhos
Sem imagem de perfil

De luan aurelio andrade de sousa a 30.01.2013 às 00:18

primeira vez que estou passando por aqui.!  deu pra absorver bastante conhecimento, e queria juntamente pedir opinião., faço engenharia civil queria saber o que eu poderia estar estudando por fora ! por exemplo para ser uma pessoa mais culta..
Sem imagem de perfil

De Yooooo a 28.01.2010 às 03:24

Peço desculpa pelo post duplo, mas fiquei extremamente espantado por ver o desporto no meio do teu plano de estudos.
Confesso, não há nada melhor que o desporto para desanuviar e para expulsar todas as energias negativas que aparecem com o stress diário. Eu próprio pratico, porque gosto, e porque sabe bem chegar a casa descansado em vez de começar a descarregar naqueles que gosto.
Aconselho práticas desportivas, desde simples joggins até à prática de futebol, basquetebol, etc...
Exprimentem e vão ver o resultado.

Um bom post :D
Quer para as raparigas, quer para os rapazes.

Beijinhos meninas :D *

Yooooo
Sem imagem de perfil

De adelcia fernandes a 06.03.2011 às 21:18


oi primeiro queria parabenizar a claudia pelo site e dizer que vou coloca-la em pratica, já fui e me  considero uma boa aluna, mas viagei estou um pouco baralhada aqui parece tudo novo ainda mais tenho que conviver com meu pai, não é que seja mau,que á 13 anos não vejo e pode se dizer sem falar a 12, mas nem por isso deixei de estudar somos 12 na minha mãe mas isso me deu mais vontade para estudar sou filha do meu e fui a unica que conseguiu entrar numa universidade pois graças a deus E O MEU ESFORÇA consegui uma ajuda finaceira para a universidade, isso é só um exemplo que basta colocarmos a vontade e a nossa força que tudo vai nas mil maravilhas, esforcei dediquei-me aos meus estudos e consegui chegar ate aqui e quero avançar ainda mais,, desde da minha adolesciencia que tive de esforçar sempre sozinha como somos muitos filhos e fui aquela filha que para ajudar a mãe escondia o seu problema visto que já tinha muitos, mas nem por isso deixei de estudar tive muitas ajudas do meu professor, instituições amigos etc mais  tive  de demostrar que mereccia. estou a estudar  agora na universidade nunca repite junbei numa disciplina ao longo da minha vida e vou voltar a tira-la com fê em deus. o maior obstaculo do mundo somos nos mesmos, e a nossa maior força somos nos mesmo não é mais nada do que força de vontade tendo-a venceremos todas as batalhas. pode ser menina do papa e ter tudo mas mesmo assim não ter força de vontade pois não é uma coisa que se compra e mais do que tudo é ter a forçar para fazer tudo dedicaar 100% por isso é estudar.beijos gostei do site e das dicas vou po-la em pratica. obrigada continua fazendo isso. 
Sem imagem de perfil

De vagner a 10.12.2013 às 13:35

como posso melhorar mais no estudo?

Sem imagem de perfil

De MARCO a 18.08.2010 às 17:34


Eu concordo com a Cláudia não devemos desistir dos nossos desejos e objectivos. a mim mais ou menos ate ao 7º ano chamavam me marrão por ser um dos melhores alunos e ter quase tudo 5 mas depois acabou por passar. Acabei este ano o 12º ano a candidatei me ao curso de medicina mas não sei se vou conseguir entrar mas tive media de 18 achas que vou conseguir Cláudia??
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 18.08.2010 às 19:36

Olá Marco. A média é muito relativa de uns anos para os outros, pois depende sempre de quem concorre. Penso que o Porto e Coimbra são as cidades onde a média é mais alta pois também há mais concorrentes, e depende dos exames nacionais... se não tiveres preferência por uma cidade em específico, penso que chega :) beijo
Sem imagem de perfil

De Lee a 03.04.2011 às 19:21

isso é inveja pá... chamam-te marrão mas pensam "queria ter as tuas notas"... parabens por conseguires entrar em medicina, eu não consigo ter notas assim tão altas ( não sou marrão o suficiente, como dizem - matemática sucks :P ) devo ir para Espanha, se nao conseguir entrar pelo contingente RAM...

este blog diz tudo: é preciso, mais do que estas coisas todas, força de vontade para cumprir os nossos objectivos... e a que veio com a história dos meninos do papá é ignorante, só pode... a minha mãe não liga se eu faço os trabalhos de casa, não vê os testes, nada... isso levou-me durante algum tempo a nem pegar nos livros porque ela não via, mas depois percebi por mim mesmo o que tinha a fazer... es tu que tens de estudar não são os teus pais

cumprimentos e parabéns por este blog, são necessárias mais pessoas assim que partilham as suas ideias para ajudar os outros e não para ganhar alguma coisa com isso, como aqueles palhaços que vendem livros de auto-ajuda

bjinhos
Sem imagem de perfil

De Raquel Barbosa a 20.11.2012 às 17:14

Boas a todos :-),

chamam-te de marrão mas é mesmo verdade todos desejavam ter a tua disciplina e conhecimento. Tirar boas notas sempre não é nada fácil. Eu mesma estou a lutar por isso e está a ser dificil. Desde pequena que não tenho hábitos de estudo e agora estou a pagar um preço bem elevado, pois é preciso ter uma boa média para seres distinguida no mercado de trabalho. Estou na faculdade e quero tirar boas notas e está a ser dificil visto que não treinei a minha disciplina e memória. Espero no entanto conseguir. Infelizmente tenho problemas de autoconfiança para acreditar nas minhas capacidades pois não as treinei e desenvolvi. Mas vamos indo, vamos vendo. Tudo de bom! E concerteza que vais entrar em medicina! Cumps :)
Sem imagem de perfil

De João a 10.02.2012 às 20:24

Olhe, eu sou bom aluno a todas as disciplinas, mas de vez em quando tenho desaires! como posso prevenir
Imagem de perfil

De Cláudia Gusmão a 13.02.2012 às 21:56

Olá João. Bem não há nenhuma prevenção milagrosa, tens de te continuar sempre a esforçar e pensar que é para o teu bem.
Sem imagem de perfil

De Iraltina Colombo a 07.02.2013 às 14:13

Exatamente  fasso das Tuas as minhas palavras.
 Quando se quer algo com determinacao agnte consegue.
A nteligencia n esta na forma fisca ou exterior da Pessoa.
Gosto da dicas Claudiq.
Sem imagem de perfil

De L a 28.01.2010 às 23:07

Não posso discordar mais! Eu até sou de classe média alta, mas não ando em explicações, nem tenho tudo de marca! E a minha mãe tinha uma vida muito pobre, os pais sacrificaram muita coisa para ela ir para a universidade, e ela nem sempre teve o melhor ambiente em casa, mas consegui sempre ser uma excelente aluna e hoje é uma excelente profissional e uma excelente mãe! É o meu ídolo.
Sem imagem de perfil

De marta a 31.01.2010 às 04:37

típico comentário de quem culpa outrem (pais) pela sua preguicite... 
o tipo de educação e "incentivo" pode ter influência mas realmente o essencial e determinante é a força que tens para resistir à facilidade e comodismo, é a força dos teus objectivos...
estudar é difícil

tantos casos de estudo e sucesso vindos de não meninos dos papás!
Sem imagem de perfil

De edmilson a 26.02.2013 às 01:00


marta eu acho qui estudar nao è dificel,mas so qui precissa muito esforço e responsabilidade.
Sem imagem de perfil

De Dicas para Emagrecer a 29.06.2010 às 11:10

Se não tens vontade de estudar vai trabalhar. Não sei porque é que os teus pais te andam a pagar o curso então.

Andar a fazer um curso que não te interessa é uma perda de tempo. Arranja alguma coisa de interessante para fazer, senão quando fores arranjar um emprego na tal área vais ter uma vida deprimente.
Sem imagem de perfil

De filipa a 13.10.2011 às 14:06

és ridiculo / ridicula ! bom post (para a claudia)
Sem imagem de perfil

De Stephanie a 02.04.2013 às 00:55

Sim,mas se não tem condições nao precisa ficar falando aah so mostra coisa de gente rica.Isso é uma sugestão,minha  filha se ligaaaaaa.
Sem imagem de perfil

De Nathalia a 02.07.2013 às 19:37

Assim, o fato de ser de classe média não significa nada. Eu sempre estudei muito, e você ganha as coisas depois que conquista, depois que mostra seu esforço e determinação. E muitas vezes quando não se ganha supérfluos, a maior recompensa é atingir o objetivo. Se você está viciada na internet, procura tirar disso uma coisa boa, ler algo e procurar alguma coisa produtiva na mesma. Estudar é ótimo, tenha coragem pra começar e verá como é bom o gosto da sabedoria. 
Tire da sua cabeça que alguém precisa de incentivo para estudar!! A vontade é sua e pronto.
Sem imagem de perfil

De L a 27.01.2010 às 21:57

Realmente... essa da "menina do papá" é um bocado fora. Eu concordo contigo, Cláudia. Trata-se de objectivos. Eu preciso de estudar muito para concretizar os meus. Passei este ano para o 10º ano, para a área de Ciências e Tecnologias. Eu a pensar "ah tenho menos disciplinas, é mais fácil..." mas enganei-me redondamente. Já mal tenho tempo para vir à net. H´tanta coisa para fazer... Mas sabe tão bem quando vêm os testes e os trabalhos e os relatórios com 17,18, 19...

Gostei muito das dicas que deste :) eu acho o desporto muito bom para arejar a cabeça e tirar-nos as preocupações durante algum tempo.

Parabéns pelo blog.

PS - Estás a tirar o quê?
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:45

Concordo plenamente :) Estou a tirar Engenharia Civil, e A-D-O-R-O! É bom chegarmos à altura de concorrer à Universidade e saber que podemos entrar naquilo que queremos.. isso compensa todo o trabalho que se tem :) beijo
Sem imagem de perfil

De L a 28.01.2010 às 23:04

É isso mesmo que a minha mãe me diz. Se tiver uma boa média consigo entrar em qualquer coisa que queira e não ficar com as "pernas cortadas" e ter que escolher um curso de má vontade :) O nosso trabalho é todo recompensado nessa altura. E aí sabemos que valeu a pena as noites mal dormidas, as tardes passadas de roda dos livros...

Eu estou a pensar em seguir qualquer coisa relacionada com Química, simplesmente ADORO, embora me dê muitas dores de cabeça.

Beijinho.
Sem imagem de perfil

De marco a 18.08.2010 às 20:16

Ola Cláudia. Espero que chegue para entrar! Eu no 10º ano acabei com media de 20 e no 11º ano tambem acabem com media de 20 mas este ano a educaçao fisica tive 16 e 17 a ingles e 18 a area de projecto. Este ano andei um bocado aério mas sem ser aquelas disciplinas tive tudo 20. Os meus pais e a minha irma sao medicos e eu ganhei o gosto pela medicina espero conseguir entrar. Se eu não entrar eu vou ficar muito triste e os meus pais tambem iam ficar desiludidos comigo. Eu sempre me empenhei muito porque os meus pais sempre me deram tudo o que eu queria porque apesar de ser de classe alta e ter uma boa mesada, roupas de marcas e uma excelente casa que sou melhor que os outros tenho alguns colegas pobres que sao bons como eu portanto acho que quando queremos e lutamos pelas coisas o grupo social em que nos integramos não e relevante e esta conversa surjiu pelo facto daquela rapariga ter dito que eras daquelas raparigas que tem roupas de marca e é a menina do papá ainda por cima sem te conhecer tal como eu mas sei que se nai te conheço nao vou levantar falsos testemunhos. posso saber com que média acabaste o 12º ano e quanto tiveste nos exames nacionais? beijo
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 19.08.2010 às 14:24

Olá Marco. Deves preocupar-te com aquilo que tu gostas e não aquilo que os outros esperam de ti. Seres bom aluno ou teres boas notas não significa que tenhas de ir para medicina, significa que tens de ir para o que vais gostar de fazer no futuro. Acabei com 17 e tal de média e tive à volta de 17 em todos os exames, o que chega perfeitamente para o que eu queria, Engenharia Civil :) beijo
Sem imagem de perfil

De mariana a 05.01.2013 às 23:45

Olha ela lá por ser uma óptima aluna não quer dizer que seja menina do papá eu sou ma boa aluna e não sou nenhuma menina do papá sou uma diva e no entanto sou uma aluna de 5 vocês é que pensam que as pessoas tem ser todas como vocês pensam.
Sem imagem de perfil

De Hernany a 17.01.2013 às 22:21

claúdia eu concordo plenamente contigo eu acho que quanto maior for a dificuldade maior tem de ser o nosso empenho....a inteligência ou aplicação não depende de classes sociais....somos nós proprio que criamos a nossa pessoa.... se formos de objectivos devemos trablahr ardualmente para que ele seja concretizado.....não há nenhum livro que diz pra ser inteligênte é preciso ser Rico....... pra ser o que nos queremos é preciso esforço acima de tudo,persistençia,vontade,garra,fé e chegaremos lá...e comemoraremos com a maior felicidade do mundo........
Sem imagem de perfil

De livia a 23.03.2011 às 11:20

l
oi e eu aprewndi me moderar na net vc vai para aula atarde ou cedo?: sse for a tarde mexa no computador so uma manha e vai para escola volte fassa alguma coisa dorme um pouco levanta ai ja pode mexer mais um pouko e o que eu fasso e todo mundo disse que eu to sserta  mas se estudar de manha de tarde se meche
Sem imagem de perfil

De Bruna a 26.04.2011 às 20:04


ok ajudou-me muito mas eu as vezes falo nas aulas pk me falam sempre os meus colegas que estao sempre a falar para mim . e digo a setora mas ela n faz nada
como fasso para me conceguir concentrar e ter vontade de estudar ?
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 27.04.2011 às 01:30

Olá Bruna. O melhor será sentares-te numa mesa sozinha.. assim não tens vontade de conversar. Por vezes os professores não ligam porque acham que estás a usar isso como desculpa, se ela vir que mudas de mesa porque realmente tens vontade de mudar a situação vai compreender e apoiar-te. beijinhos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2012 às 21:39

ola claudia meu nome e rayanne tenho 14 anos e nao sei fazer uma redacao ? e todos os meus amigos fazem muito bem e tb tenho vergonha de ler la na frente como fazer me ajuda sou muito timida e sofro muito com isso claudia
Imagem de perfil

De Cláudia Gusmão a 25.07.2012 às 22:17

Olá! O meu maior conselho é: para aprenderes a escrever melhor e ter mais imaginação tenta ler mais livros. Livros que te interessem, não importa o tema, mas ler ajuda a coordenar melhor o vocabulário e ser mais imaginativa na hora de escrever. Quanto ao ler para os outros, tenta treinar em casa, ler várias vezes antes do dia de leres para os teus colegas (ou se for num teste, faz um rascunho primeiro que depois possas levar contigo). Dessa forma vais estar mais preparada na hora de apresentar :)
Sem imagem de perfil

De maira a 11.02.2013 às 05:00

Aprende a escrever primeiro querida. 
Sem imagem de perfil

De julia a 26.03.2013 às 14:06

oi o seu blog ficou muito lindo!!!!!!!!!! parabens !  para ser melhor aluno/a da sala de aula é importante estudar bastante e se esforçar ! parabens mais uma veis.
bjos.
Sem imagem de perfil

De danielajoaquim8@hotmail.com a 26.03.2013 às 21:46

3 horas
Sem imagem de perfil

De João a 31.12.2013 às 00:19

um bom conselho é esconder o computador (ou tablet, telemovel... algo que de para navegar na net) numa divisão/armário e fechar à chave e dar a chave a alguem de confiança durante o teu tempo de estudar.
espero que ahude
Sem imagem de perfil

De carina a 28.08.2014 às 15:03

Boa tarde! Margarida pela forma como escreves e pela tua mentalidade(pelo menos pelo que mostras dela) não me parece nada que estejas na universidade... mas quem sou eu para julgar?
Passando ao que realmente importa, a autora do blog apenas publicou dicas não necessariamente para ti mas para todos os leitores, misturaste coisas que nada tinham a ver com o post  e que nem sequer faziam sentido!
Desde já agradeço à autora do blog pelas dicas, vou agora para o secundário e pode ter a certeza que  vou segui-las! Muito obrigada! :))
Beijinhos.
Sem imagem de perfil

De joana . a 27.01.2010 às 09:31

olá, adorei este post, é muito útil :)

beijinhos
Sem imagem de perfil

De Sara a 27.01.2010 às 10:37


Muito muito bom post. Principalmente o ponto 10.

Continuem...

Bjo*
Sem imagem de perfil

De mariana a 27.01.2010 às 14:57

adorei o post. sexta vou ter intremedio de matematica A e tou com uns nervos teno medo de baralhar tudo bahhh
Sem imagem de perfil

De Mafalda a 27.01.2010 às 16:07

Muitos parabéns pelo post !
Ás vezes faz falta ler destas coisas para percebermos o quanto é importante estabelecer regras em nós próprios mas acima de tudo n deixar que a ansiedade estrague tudo.
 
 
(Cláudia, és tu na foto?)
 
 
Beijinhos *
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:46

Olá Mafalda. Não não sou eu :) Fotos minhas no modernistic. beijinho
Sem imagem de perfil

De A Melhorar a 27.01.2010 às 18:55

Obrigada pelo comentário e pela divulgação :D

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Tatá a 27.01.2010 às 21:12

Gostei bastante mesmo (:
Sem imagem de perfil

De Joana a 27.01.2010 às 22:50

[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<BR class=incorrect name="incorrect" <a>Ola</A> eu sou a Joana. A imenso tempo que vejo o vosso blog e adoro-o.
Mas agora precisava de vossa ajuda. Decidi mudar de estilo para algo mais trendy grunge mas não sei como o fazer e gostava de poder utilizar alguma roupa que já tenho , que  bastante simples.
Beijinhos.
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:47

Olá Joana. Anotei o teu pedido, em breve tenciono conseguir responder à tua questão :) beijo
Sem imagem de perfil

De anonima a 27.01.2010 às 23:19

olá! eu comecei a namorar a um mes e o dia dos namorados ta ai a chegar...nunca tive namorado nesse dia por isso nao sei o k oferecer..conheço o meu namorado a pouco mais de dois meses mas nao sei muito bem o k ele gosta..podem fazer um post sobre isso o mais rapido possivel pleaseee..obrigada =D
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 28.01.2010 às 00:48

Olá. Bom se fores reparando no que ele usa e gosta no dia-a-dia será mais fácil para escolheres um presente. De qualquer maneira em breve teremos um especial sobre o dia dos namorados e até um passatempo :) beijo
Sem imagem de perfil

De marcia a 28.01.2010 às 11:06

Ás vezes é bom ler estas coisas para perceber o que nos alenta...
eu estou no 3o ano da faculdade, e neste momento as notas foram mesmo más...foram alias péssimas para o meu ano no geral...
fartei-me de estudar e sabia a materia..parece mentira mas não é..
há certas frustrações que se tornam  difíceis de lidar..mas bem...acho que so me resta levantar a cabeça e fazer melhor...

gostei deste post... acho que faz falta em Portugal jovens empenhados...e tu és um exemplo disso! parabéns:) bjnho
Sem imagem de perfil

De diogo a 12.01.2011 às 18:30


claudia, eu tenho 14 anos, estou no 9º ano, eu nunca chumbei nem nd disso mas sou daqueles que no primeiro periodo so faz "porcaria" e tira 3,4,5 negas.. e ja começo a ficar farto de tirar sempre tantas negas, este primeiro periodo tirei 5 negativas . TIC, Formação civica, Area de prjecto, portugues, e frances, pq eu so tiro positiva aquilo a que sou bom,tirei 4 a ciencias, a fisico quimica, e a matematica e a educação fisica, mas bolas eu n consigo mesmo estudar portugues nem frances, n tneho motivação, e ando um bocado deprimido por causa de a minha mae estar desempregada e estar com uam depresao, e a minha irma nao fala com o meu pai nem ca minha mae, por isso o ambiente n é prorpriamente bom, e eu n consigo sinto que ja n consigo, n me concentro n estudo, nas aulas so falo e faço porcaria, e ja estou farto precisava de conselhos teus.. e outra coisa, eu sei perfeitamente qual a area para que quero ir no decimo ano (ciecias e tecnologias) mas depois diso n sei para que curso quero ir, pq a unica coisa q eu gosto realmente mesmo é fisico quimica mas n sei preciso de conselhos e opinioes :S
Sem imagem de perfil

De Cláudia (gerente) a 14.01.2011 às 22:48

Olá Diogo. Acho que empenhares-te para teres boas notas seria uma grande alegria para os teus pais e talvez fosse possível que a tua mãe ficasse um pouco melhor :) Outra coisa importante seria falares com um psicólogo, ele pode ajudar-te muito, e não precisas de pagar um, fala com a tua directora de turma, explica-lhe o teu problema e pergunta se te poderá encaminhar para o psicólogo da escola. Quanto ao Secundário, se gostas de Física e Química acho que Ciências e Tecnologias é uma boa área, depois só tens de te empenhar e ao longo dos 3 anos de secundário vais-te apercebendo do que gostas mais. beijinho
Sem imagem de perfil

De ANONIMO a 31.03.2012 às 14:13

Ola ,eu sou ate boua aluna mais minha prof nao ve isso ela vivie brigando com migo fala q cmverso de mais .Oq fazer .
Imagem de perfil

De Cláudia Gusmão a 01.04.2012 às 15:56

Olá! Provavelmente conversas demais com os teus colegas na aula.
Tenta ficar sozinha numa mesa ou não conversar com a colega do lado e vais ver que melhora :)
Sem imagem de perfil

De Rafael a 27.02.2014 às 06:02

Tipo eu, so um aluno chamado Rafael Ferreira da Silva, e sempre tento me melhorar nas aulas, sempre antes de estudar eu falo, eu vo melhorar etc.. mais sempre vem uma coisa e me atinge para nao melhorar, eu achu tipo, ter uma BARREIRA sobre mim, sempre fui queito, nao so muito feliz, escola, casa, casa pra escola casa denovo, nao mexo com coisas erradas, sempre preocuro andar com os colegas certos, sempre andei fala a verdade, e nao gosto muito de tirar duvidas na sala de aula, so mais na minha sabe? queito etc... fiquei reprovado 3 anos, na escola, 2 na 5 serie, 1 na 4 serie, Ja fiz progressão, mais na epoca faltava muito e acabei perdendo, mais acho que cada dia que passa devo melhorar , e hoje em dia estudo a noite to na 7 serie, ja recuperei 1 ano, E que o ano que vem eu recupere mais 1, mais sempre acho que tem uma barreira sobre mim, de nao deixa eu estudar etc... porque na minha casa ninguem nunca me ensino a estudar, jogo bola direto, ja joguei em varios times, e hoje em dia tenho 15 anos, e antes de agir nas coisas penso primeiro, como todo um ser humano, e espero que eu melhora mais na aulas :/   Obrigado !

Comentar post


Pág. 1/21



Bem-vinda(o)!

Cláudia, 23, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho, tenho novidades de Segunda a Sexta! Os pedidos das leitoras são respondidos nos comentários :)

Contacto: press@modaebeleza.com.pt


Último vídeo publicado


Mantém-te ligada(o)


Prémios


Na Imprensa...

Moda&Beleza na Imprensa


Lojas online que recomendo