Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Como engordar de forma saudável

 

Engordar não é fácil, principalmente para quem sempre foi magro. Há mesmo quem afirme que engordar é mais difícil do que emagrecer.  Mas não é impossível, pode-se engordar de forma saudável, com consciência. Para isso deves esclarecer algumas dúvidas.

 

1. Eu estou realmente magra? Preciso de engordar?

 Esta é a pergunta mais importante. Existem muitos métodos de avaliação da composição corporal, que medem a proporção peso/altura, vendo se é a mais correcta. A partir destas medições é que se sabe se a pessoa é realmente magra, porque apesar de se poder parecer magro, a proporção de gordura no corpo é maior que o recomendável, diminuindo a massa muscular (falsos magros).

 

2. Porque é que sou magra?

 A magreza pode dever-se a questões genéticas (chamado Biótipo) ou pode ser devido a algum factor psicológico que está a intervir com o organismo. Primeiro que tudo deves perguntar qual é o motivo pelo qual queres engordar e tomar cuidado pois um processo para ganho de peso pode alterar o metabolismo do índividuo, tornando-o obeso.

 

3. Será que eu consigo engordar?

 O biotipo de cada pessoa é genético, por isso a pessoa pode não conseguir chegar a um nível esperado, mas pode conseguir aumentar o volume corporal. Tudo depende, então, da força de vontade e da disciplina que aplicares na tua dieta para alcançares bons resultados.

 

4. Como engordar com saúde?

 O segredo é não tentar engordar através de açúcar e gordura, mas sim investir numa dieta equilibrada e fazer exercício físico. Uma dieta adequada para engordar tem os alimentos proporcionalmente equilibrados: proteínas, carboidratos, gorduras, além de uma quantidade suficiente de vitaminas e sais minerais.

 

5. Como engordar sem ficar com celulite, estrias e "pneuzinhos"?

 O açúcar por exemplo dá origem a celulite, diabetes e outras complicações. Além da alimentação saudável deves tentar aumentar a massa muscular através de exercicios apropriados, como a musculação. O exercício é importante para que engordes mas não fiques com os tecidos flácidos, impedindo a formação dos "pneuzinhos". Para além disso é essencial usar um creme para a celulite e um creme hidratante super forte, como o creme gordo.

 

6. Fazer exercício não emagrece?

 É verdade que os exercícios queimam calorias, mas aumentam a massa muscular, aumentando o volume, proporcionando o ganho de peso com saúde. Estes treinos são feitos basicamente com intensidade elevada de sobre-carga (pesos).

 

7. E os comprimidos para aumentar o apetite? Funcionam?

 As vitaminas regulam o organismo e fazem com que ele aproveite melhor os alimentos, mas se forem acumuladas podem causar uma mudança brusca no metabolismo, o que é péssimo. Os comprimidos para aumentar o apetite modificam a parte hormonal, causando danos irreparáveis. Se quiseres mesmo uns comprimidos deves consultar um nutricionista.

 

8. Dicas para engordar:

- Manter a frequência das refeições, ou seja respeitar sempre os mesmos horários;

- Comer devagar, num lugar calmo e sem barulho. Se comeres muitas vezes em restaurantes ou na cantina da escola tenta ficar concentrada apenas na comida;

- Enriquecer todas as refeições habituais em valor calórico, ou seja adicionar mel, frutas doces ou cereais, entre outros.

- Evitar comer fora dos horários, uma vez que depois podes não ter apetite para a refeição principal;

- Beber água em pequenas quantidades durante o dia, mas bebendo sempre cerca de 2 litros;

- Durante a refeição não beber nada, uma vez que a bebida enche, roubando espaço para a comida;

- Manter o consumo de frutas e verduras, que normalizam o organismo para que ele absorva melhor os alimentos;

- Tomar até meia hora antes da refeição um copo de sumo de limão ou de laranja, que abre o apetite e retém mais os sais minerais.

 

É importante que não tentes engordar por todos os meios de forma rápida, uma vez que isto pode trazer graves problemas de saúde!

 

Espero que tenham gostado do post, nem sempre é fácil encontrar muitas dicas, uma vez que quem quer engordar tem menos restrições do que quem quer emagrecer, pois deve comer sempre de tudo, e por isso é mais difícil engordar que emagrecer.

149 comentários

Comentar post

Pág. 1/11

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas